Transferência de Padres e Vigários ATUALIZADO 2018

A Diocese de Sobral, Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos Transferência de Padres e Vigários, IAM Diocese de Sobral.

Entre as tantas tarefas do bispo diocesano, a de realizar transferências no clero certamente não está entre as mais simples. Trata-se, porém, de uma necessidade, pois a longa permanência na mesma função e no mesmo lugar, pode criar maus hábitos, gerando comodismo ou falta de entusiasmo no cumprimento da missão. A rotatividade, pelo contrário, renova o ardor missionário dos sacerdotes e das comunidades, gera criatividade e confiança nas próprias capacidades diante dos desafios da caminhada.
Ademais, as transferências não são feitas de qualquer modo ou por simples capricho, elas são frutos de oportunas sondagens e apuradas observações acerca das exigências pastorais de cada paróquia, levando em consideração os diversos aspectos da vida de cada uma delas: pastoral, administrativo, estrutural e patrimonial. Além disso, As mudanças realizadas, contemplam também os dons, os carismas e as eventuais dificuldades dos sacerdotes. Exatamente por isso, as transferências são frutos de um longo processo de discernimento.
Na Diocese de Sobral somos 70 padres incardinados e residentes, dos quais 63 trabalham em paróquias, áreas pastorais, seminários e capelanias, 5 são eméritos, 01 está estudando em Fortaleza, fazendo mestrado em filosofia, e 01 outro está em tratamento e sem função atualmente; temos 04 incardinados e não residentes (moram em outras dioceses) e dois residentes e não incardinados (pertencem a outras dioceses), mas um deles, o Pe. Juscelino Pascoal de C. Monteiro, está voltando para a sua diocese de origem. Com a graça de Deus logo mais no próximo dia 27 teremos a alegria de ordenar mais três padres para a nossa diocese. Os padres todos estão distribuidos nas 43 paróquias, nas 03 Áreas Pastorais, nos 02 seminários e em algumas capelanias que precisam ser assistidas e motivadas continuamente para responderem às exigências da missão.
Agradeço sinceramente a todos os sacerdotes envolvidos nas mudanças, tanto os que pediram transferência quanto os que responderam positivamente à proposta que lhes fiz. Agradeço-lhes ainda pelo trabalho realizado nas comunidades por onde passaram e pela disponibilidade para assumir uma nova missão, mesmo que às vezes isso implique em ter que enfrentar situações desconfortáveis que pesam e exigem renúncias. Mas, como sabemos, transferências, mudanças e readaptações às novas realidades fazem parte do dom de amor ao qual um pastor é chamado e ajudam a manter viva e atuante a caridade pastoral.
Finalmente, gostaria de expressar um agradecimento sincero e um convite cordial a todas as comunidades paroquiais envolvidas nas mudanças para que recebam os novos pastores com um vivo senso de comunhão e co-responsabilidade, mesmo que, humanamente seja compreensível, o sofrimento de ter que se separar de pessoas com quem compartilharam uma parte significativa do caminho. Estejam todos prontos, padres e comunidades, para trabalharem juntos por uma nova etapa missionária e para proclamar o Evangelho em um.

ATUALIZADA
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo de Sobral





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária