Nortão Missionário.

1º Nortão Missionário de Seminaristas abre inscrições e divulga programação

Encontro nos dias 18 a 22 de dezembro, na região metropolitana de Belém (PA), deverá reunir cerca de 150 seminaristas, além de formadores e bispos
O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), acaba de divulgar a programação do 1º Nortão Missionário de Seminaristas, encontro a ser realizado nos dias 18 a 22 de dezembro, na arquidiocese de Belém no Pará. O evento deverá reunir cerca de 150 seminaristas, além de formadores e bispos da região Norte com objetivo de fomentar nos futuros presbíteros da Amazônia, o amor pela missão.
Tocador de vídeo
00:00
01:24

Participantes
A programação do 1º Nortão de Seminaristas foi elaborada pensando na realidade dos seminaristas dos regionais Norte 1, Norte 2 e Norte 3 da CNBB (estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins). Contudo, poderão participar do encontro qualquer seminarista ou formador de todo o Brasil. Para isto, é necessário fazer a inscrição até o dia 30 de novembro.
Programação
presençasA programação terá uma metodologia semelhante ao 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas ocorrido em Belo Horizonte, em 2014, com quatro momentos: dia do caminho, do encontro, da conversão, da saída e do envio.
O 1º dia, o do Caminho, iniciará no dia 18 de dezembro, às 18h, com missa de abertura na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro. Os seminaristas, assim como os pastores após o anúncio do anjo (Lc 2,15-16), deixaram suas casas e acorreram à Belém, para lá saudar o Menino que nascera da Senhora de Nazaré. Depois da Missa, haverá ma breve apresentação sobre o Círio de Nazaré, maior devoção do povo paraense, na Casa de Plácido.
Na terça-feira, será o dia do Encontro onde os participantes se concentrarão no auditório da Faculdade Católica de Belém, em Ananindeua, para duas palestras: a primeira, pela manhã, sobre “A missionariedade da Igreja na Amazônia”, assessorada por dom Bernardo Johannes, bispo de Óbidos e presidente do Norte 2 da CNBB. A segunda palestra, à tarde, sobre “Os desafios da Missão da Igreja na Amazônia para a Formação do missionário presbítero”, Cartaz Nortão ESCOLHIDOcom assessoria de dom Esmeraldo Farias Barreto, bispo auxiliar de São Luís e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Intereclesial da CNBB. Os trabalhos deste dia serão concluídos com a missa, presidida por dom Bernardo, no Santuário de Fátima, em Belém.
O dia da Conversão, na quarta-feira, será marcado pela espiritualidade e convivência. Pela manhã, dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém e vice-presidente do Norte 2 da CNBB, partilhará sobre o XVI Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido ano passado na capital paraense com o tema: “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária. Eles o reconheceram no partir do pão”, destacando a importância da oração na vida do missionário presbítero. Em seguida haverá grupos de trabalho nos quais os seminaristas discutirão sobre as realidades dos seminários à cerca da missionariedade. Os trabalhos serão concluídos com breve momento de adoração, seguida de missa presidida por dom Esmeraldo, na poaróquia São Pio X. Após a Missa, acontecerá um momento cultural.
Na quinta-feira, dia 21, todos serão convidados à saída missionária de Ananindeua até o Rio Guamá, em Belém, para uma comunidade na Ilha do Baixo Acará, onde visitarão as famílias para conhecer aquela realidade da metrópole paraense. O dia terminará com uma missa com o povo daquela comunidade.
Concluindo o 1º Nortão Missionário de Seminaristas, os participantes farão uma visita à Cidade Velha de Belém, para conhecer os primórdios da evangelização na Amazônia. Este será o dia do Envio, onde os seminaristas, após a missa na Catedral de Santa Maria de Belém, presidida por dom Alberto, voltarão para suas casas com a missão de colocarem em prática tudo aquilo que foi exposto durante esta semana, além de intensificar os trabalhos dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária