ELJUMI Nivel 2 Juventude Missionária


Coordenadores e assessores da Juventude Missionária (JM) da diocese de Sobral no Ceará participaram, nos dias 07 e 08 de junho, de um Encontro de Líderes (ELJUMI) nível 2. A formação contou com a presença do coordenador estadual da JM, Lucas Guerra e do assessor do Regional Nordeste 1, Lucivaldo Vasconcelos. Dom Odelir José Magri, bispo de Sobral e referencial para a Missão no Regional, também esteve presente.

O Encontro reuniu, no Centro de Treinamento de Sobral (CETRESO), 40 jovens de nove paróquias da diocese e teve por objetivo aprofundar a formação missionária, com temáticas importantes para uma maior abertura missionária. A Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco e o documento de Aparecida, foram alguns dos temas trabalhados. Além disso, houve a oportunidade de debater e trocar experiência sobre liturgia e músicas missionárias e um momento de vivência da espiritualidade missionária.

Os jovens participaram da vigília de Pentecoste que aconteceu na Catedral e fizeram uma noite cultural recordando as festas juninas.

Roselena Souza, da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coreaú (CE) revelou que desde criança tinha curiosidade de saber sobre a sua missão. “Sempre perguntava a meus pais como eu poderia ser uma pessoa melhor. Quando passei a participar dos encontros da Igreja católica, então comecei a entender um pouco sobre o que poderia fazer para melhorar o mundo. Aprendi que devemos sempre acreditar em nós mesmos”, disse a jovem. “O ELJUMI me fez perceber que o mundo ainda tem esperança. O encontro fez uma grande diferença para mim, pois me fez entender que eu posso ser o sal, que eu posso fazer a diferença”, complementou.

“A oportunidade de participar foi uma experiência maravilhosa, pois estava me sentindo muito distante de Deus”, afirmou Vandessa Braz, da paróquia de Santa Ana, na cidade de Santana do Acaraú (CE). “No momento em que me senti acolhida pela JM, foi como se Deus estivesse ali comigo a cada instante. E senti mais ainda a presença de Deus naquele lugar quando pude expressar, falar, gritar ou mesmo falar pelas palavras do Senhor, o que eu estava sentindo. Pude encontrar tudo aquilo que fui em busca. Nos momentos de oração vimos que mesmo nesse mundo tão marginalizado, ainda existem jovens que querem e têm prazer pela missão. Creio que assim como eu, todos saíram como discípulos, que carregam no peito e no coração a missão de evangelizar”, finalizou a jovem.

No domingo, 08, houve a santa missa e o envio dos jovens, que já demonstram ansiedade para a realização do ELJUMI nível 3 que também deverá acontecer em Sobral, com a presença do secretário nacional da Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, nos dias 22 a 24 de agosto.

Comunicação JM do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária