O ano da IAM no Brasil
O ano de 2013 está repleto de boas expectativas para a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O caminho que a Obra percorreu no Brasil, ao longo dos anos, mostra crianças e adolescentes decididos a tornar o mundo mais solidário e fraterno.
Em vista da celebração dos 170 anos de fundação, a Obra se prepara para vivenciar no Brasil “o ano da IAM” que, a exemplo de outros países, abrirá a experiência da Jornada Nacional da IAM, dedicada à prática de seu carisma: “Uma Ave-Maria e uma moeda” para ajudar as crianças do mundo. Por isso, estamos elaborando novos materiais, que ajudem a penetrar mais profundamente, em terra brasileira, o nosso carisma com o olhar além-fronteiras.
Estamos propondo congressos estaduais de crianças e adolescentes, preparando materiais para crianças em fase de alfabetização e fortalecendo a psicopedagogia dos assessores. Durante o ano, teremos 132 encontros, em todo o país, com as assessorias nacional, estaduais e diocesanas.
O cativeiro não acabou
Crianças e adolescentes continuam vulneráveis nas situações criadas pela sociedade globalizada. Em várias nações, há adolescentes e crianças processadas e condenadas, sem chance de defesa enquanto aguardam, sem esperança, a pena. Espalhadas pelo mundo ainda há 250 milhões de crianças trabalhando como escravas em fábricas, minas e colheitas. E são mais de 600 mil os meninos-soldados, treinados para matar. Em mais de 130 países, as crianças da IAM rezam, fazem sacrifícios e gestos de solidariedade e, assim, ajudam a manter cerca de três mil projetos.
João Paulo II chamava as crianças da IAM de “pequenos grandes missionários” e exortava os envolvidos na Obra para a cooperação missionária a fim de resgatar as crianças abandonadas, sem família, de rua, “mulas” no tráfico de drogas, assassinadas ou marcadas para morrer.
Oxalá, com as luzes de Aparecida, a Igreja “fomente e apoie a IAM” (DA 441), botando fé neste celeiro de vocações missionárias além-fronteiras.
Orientações a assessores/as e crianças:
- Mês da IAM: Escolhemos o mês de maio devido à data de fundação da Obra (19/5/1843) que, em 2013, celebrará 170 anos de vida. Nesse mês, incentivaremos ainda mais o carisma da Obra e a prática de sua metodologia.
- Jornada Nacional da IAM: A partir deste ano, celebraremos anualmente a Jornada, em um domingo do mês de maio, utilizando tema, cartaz e celebração idealizados na Assembleia Nacional dos Coordenadores Estaduais.
Novos materiais
1. Manual da IAM, com a explicação de todos os símbolos, com destaque para o lencinho nas cores da bandeira do Vaticano e a borda na cor de cada continente, para que as crianças e adolescentes rezem por aquele continente. O escudo da IAM universal será o símbolo da IAM no Brasil.
2. Roteiros de Encontros para alfabetizandos. Em formato de caderno, material lúdico/pedagógico está sendo preparado para as crianças trazidas para IAM pelos seus irmãos mais velhos.
3. Semana de Oração. Livreto que prepara as crianças e adolescentes para a Jornada Nacional da IAM, a ser aplicado conforme o tema e o cartaz da Jornada.
4. Concurso do Hino Nacional da IAM. Aguarde o regulamento do concurso.
5. Reformulação do material, com ilustrações e personagens da IAM do Brasil.
Sugestão para o grupo
Tema: A celebração do ano da IAM no Brasil
Objetivo: Preparar as crianças e adolescentes para a celebração dos 170 de fundação da no mundo.
Textos para reflexão:
1ª Semana: Mt 3,13-15 (refletir sobre a nossa amizade com Jesus nos grupos da IAM)
2ª Semana: Lc 4, 18-19 (refletir sobre a presença do Espírito Santo na caminhada da IAM)
3ª Semana: Rm 12, 9-13 (refletir sobre a caridade da criança e do adolescente da IAM)
4ª Semana: 1Pd 1, 13-16 (refletir sobre o chamado que Jesus nos faz a participarmos da IAM).
Compromissos missionários:
a) Pessoal – Pesquisar sobre grupos da IAM em outros países.
b) Comunitário – Trazer para o próximo encontro fotos e alguns compromissos que foram assumidos desde o início de nossa caminhada na IAM.
c) Além-fronteiras – Rezar uma Ave-Maria pelo ano da IAM no Brasil.
"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!
Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária.
Comentários