ÁSIA/NEPAL - Matrimônios precoces: a cada ano, milhares de moças deixam a escola para se casar
A cada ano, no Nepal, milhares de moças abandonam as escolas para se casar. Segundo dados do Ministério para a Educação no Nepal, mais de 34% dos novos casamentos na região do Himalaia envolvem noivas de 15 anos, apesar de a lei o proibir. O fenômeno dos casamentos precoces é particularmente grave e descontrolado em Terai, região no sul do país. Em alguns distritos, como Rupendehi, Dhanusha e Mahottari, mais de 50% das esposas têm menos de 12 anos.
Não obstante seja uma prática ilegal, no Nepal, as famílias continuam fazendo acordos em particular no distrito de Mahottari, a 300 quilômetros a leste da capital, Kathmandu, onde são celebrados muitos casamentos precoces. Segundo os dados do Governo, mais de 240 mil crianças não frequentam a escola, especialmente aquelas que se casam muito jovem. A taxa de alfabetização no país entre crianças de 6 a 15 anos é de 60,9%, dos quais 72% são meninos, e apenas 51% são meninas.
A cada ano, segundo a organização humanitária internacional Plan UK, no mundo se casam cerca de 10 milhões de meninas com de 18 anos de idade.
Comentários