Que tal começar a coleta seletiva nos grupos da IAM?


Celebrando o ano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil, neste mês de setembro estamos propondo o trabalho com reciclagem que atualmente é um dos temas mais discutidos na sociedade brasileira. Envolvendo desde pneus até embalagens, o assunto tem mobilizado o governo e a sociedade civil em apaixonados debates, abordando os mais diferentes ângulos da questão, com vistas ao estabelecimento de uma política nacional de resíduos sólidos.

A Indústria Brasileira de Embalagem é a favor da reciclagem, da coleta seletiva e de uma legislação que incentive os três principais agentes envolvidos na questão (sociedade civil, administração pública e indústria) a atuarem de forma integrada, compartilhando suas responsabilidades e contribuindo cada um com a sua parte. Tanto e assim, que vem desempenhando por sua própria iniciativa um papel decisivo nessa atividade que tem levado 0 Brasil a alcançar índices elevados de reciclagem, superiores em muitos casos a maioria das medias mundiais.

Consciência
Para que um programa nacional de reciclagem funcione de verdade, não basta apenas a legislação. Estamos cansados de ver leis que não conseguem sair do papel por não se criarem condições reais para sua execução. É preciso que os agentes responsáveis por sua execução tenham diretrizes claras e objetivas e os meios para agir de forma efetiva, do contrário vamos ficar apenas no discurso vazio e perderemosa oportunidade de viabilizar, em escala nacional, uma atividade que tantos benefícios proporciona ao pais e aos brasileiros e a qual todos os principais agentes são amplamente favoráveis. 

Temos certeza de que a sociedade brasileira acolhe com simpatia e entusiasmo a reciclagem e deseja participar dela. 0 poder publico so tem a ganhar com a coleta seletiva, que vai fazer com que 0 manejo do lixo, que hoje representa custos elevados para as municipalidades, passe a se constituir numa fonte de receita para as prefeituras, e, finalmente, a indústria para a qual converge o produto da reciclagem tem calculos muito precisos do valor dessa atividade para seu negócio e sabe que so tem a ganhar com isso. 

A reciclagem é uma atividade econômica que, para funcionar, exige um sistema de coleta e loglstica reversa com empreendimentos organizados e complementares, com estruturas industriais complexas com grandes investimentos e organização operacional. Tudo isso jaáesta sendo feito e funcionando no país, graças a uma série de iniciativas da sociedade civil, de algumas prefeituras e da indústria de embalagem. A reciclagem no Brasil hoje é uma realidade e existem segmentos como o da lata de alumínio, cujos níveis de coleta estão acima da média mundial; outros, como o do papelão, já superaram os 75% de reciclagem e o do PET, do qual somos 0 segundo maior reciclador mundial.

Sabemos que, no futuro, haverá mais habitantes na Terra; as pessoas viverão mais, consumirão mais e morarão em grandes cidades distantes do campo e da produção de alimentos. Esse cenário indica claramente que a embalagem terá uma participação cada vez maior na sociedade do seculo XXI e sua reciclagem será a solução para não só reduzir seu impacto ambiental, mas tambem para gerar empregos de que essas pessoas tanto necessitarão. A nossa Igreja não pode ficar de fora. Que tal comeãrmos isso em nossos grupos de Infância e Adolescência Missionária?

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da IAM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária